segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O sexo do bebé entre a 11ª e a 14ª semana



A primeira preocupação de uma gestante é saber se o bebé não tem problemas, se é perfeito e se está de boa saúde. Inevitavelmente, a segunda é saber o sexo do bebé. Esta é uma das maiores curiosidades das futuras mamãs. Para o sabemos o mais cedo possível recorremos a vários métodos, mesmo que estes sejam, na maior parte das vezes, pouco convencionais. O teste da agulha, o teste da couve roxa (ouvi falar deste à muito pouco tempo!), o teste do bicarbonato de sódio, as mais diversas tabelas chinesas e tantas outras coisas por ai.
Certo certo é que o sexo do bebé apenas é determinado por meio de ecografias efetuadas no segundo e no terceiro trimestre de gestação. Se bem que hoje a partir da 8ª semana de gestação é possível efetuar um exame de sangue que determina o sexo fetal, ainda que seja um exame carote.
Os avanços da medicina, bem como dos aparelhos ecográficos, levam a estudos sobre a possibilidade de detetar o sexo do bebé logo no primeiro trimestre, entre a 11ª e a 14 ª semana. Esta avaliação faz-se através da direção do chamado “tubérculo genital”. Este é uma espécie de projeto daquilo que vai ser o órgão genital do bebé.
Até à 14ª semana os meninos e as meninas são muito parecidos. No entanto, têm sido efetuados estudos que revelam que mediante a inclinação “tubérculo genital” podemos determinar o sexo do bebé, se bem que sem certezas absolutas.
Então vejamos as imagens.



Segundo os estudos efetuados, quando é menina o “tubérculo genital” está paralelo à linha da coluna. No caso de ser menino, a inclinação do “tubérculo genital” forma um ângulo, como podemos observar nas imagens. No entanto, é preciso que nas ecografias o "tubérculo genital" seja bem visível, o que nem sempre é possível, por causa da posição do bebé.
De facto, quando fiz a ecografia das 12 semanas, que afinal eram 13, a médica (Drª Claúdia Appleton), falou-nos deste ângulo. Se no início da ecografia se inclinava para uma menina, após ter traçado o ângulo referiu que podia ser um menino. Ficámos, então, sem ter ideia de nada pois ao que parece, segundo a médica, pode ser uma menina ou um menino. Certezas certezas só daqui a 3 ou 4 semanas. 
Ecografia com 13 semanas do meu bebé. Menino ou menina?


1 comentário:

  1. Olá. A internet é uma loucura né? pesquisando agora na minha gravidez, encontrei sua página.. estou vendo a data.. e aí? menino ou menina!! espero que todas estejam bem!! abraços!! Mariana

    ResponderEliminar